quinta-feira, 9 de junho de 2011

Review: Sonic and the Secret Rings


Minha série favorita faz 20 anos agora, e aproveitando o novo jogo comemorativo dele (Sonic Generations, para PS3, X360 e 3DS) Vou analisar um dos melhores jogos dele, desde 2004 até hoje (Pra ver a que nível a SEGA chegou... Bah, que se dane, esse jogo é legal, pelo menos) Sonic and The Secret Rings, para o Wii

Sonic estava dormindo, quando o gênio (Ou... A gênia... Sei lá) do anel (Clichê) do livro das 1001 noites aparece, seu nome é Shahra, ela avisa ao ouriço que o seu mundo, o mundo das 1001 noites, está perdendo suas histórias, porque o gênio da lâmpada, Erazor Djinn, tem roubado elas e transformado elas em poder, com o objetivo de sair e dominar o mundo real, e que o único que pode salvar a todos é o Lendário Ouriço Azul (Mais clichê) Então, Sonic decide partir para o mundo das 1001 noites, ao chegar lá, ele leva uma grande surra do Erazor Djinn, e então Sonic e Shahra descobrem que precisam reunir os setes anéis que controlam aquele mundo (Mais clichê ainda... Algo que eu achava impossível) Assim como as Esmeraldas controlam o mundo de Sonic, pra salvar as histórias do livro.

Ok, esse enredo é sim entupido de clichê, e bem sem sentido as vezes, mas eu gostei dele, pelo menos não fizeram algo idiota como transformar o Sonic em um cavaleiro ou transformar ele em um lobo (... Odeio a SEGA... Bom, pelo menos não fizeram ele passar um jogo inteiro com uma mangueira nas costas que nem uma certa empresa fez com seu mascote) Foi até bem original misturar Sonic com histórias de livros, ver personagens como Sinbad e Ali Baba representados por Knuckles e Tails foi algo que me divertiu muito.

Os gráficos são decentes, bons, se considerarmos que foi lançado nos primeiros anos do Wii, onde seu potencial gráfico ainda não tinha sido totalmente explorado, conseguiram se virar com o que tinham, ficou algo bonito, tanto os personagens quanto os Stages, mas, poderiam ter colocado um pouco mais de esforço com o detalhamento, em geral, foi algo decente.

A OST do jogo é composta de rock, a maioria são músicas cantadas, são muito boas, especialmente por combinar com o estilo “Não pare de correr” e o tema arábico que esse jogo tem (Que álias, foi o jogo que definiu o gameplay atual do Sonic) Sonic nunca foi de falhar com suas trilhas sonoras, e definitivamente isso não muda com esse jogo.


No jogo, você está sempre correndo, e tem que virar o Wiimote pra esquerda e pra direita, pra mover o Sonic, o 2 pula, o 1 freia, e virando o Wiimote pra trás, ele anda de costas (Como se isso fosse ajudar em alguma coisa, pff...) Os controles tem pouca precisão, são falhos as vezes, e te atrapalham em Grinds ou quando algum inimigo ou pilar aparece na sua frente e você precisa pular rapidamente, fazendo Cheap Deaths serem comuns nesse jogo, porém, existem Upgrades que podem ser equipados ao seu anel (Do gênio do anel, sabe?... Olha só, mais clichê!) que te ajudam, dando mais velocidade, mobilidade, precisão de freio e por ai vai, é um sistema bem desnecessário, ao comprar um Sonic, eu imaginava que ele já teria todas as habilidades dele, sem precisar subir nível e equipar novas habilidades, algo bem fútil.

Apesar disso tudo, o Level Design é ótimo, as fases são muito divertidas, porém as missões estragam muito o jogo, por quê colocar missões? Não poderiam simplesmente colocar Acts como qualquer Sonic normal?

O jogo tem um Party Mode, algo como Mario Party, só que... Pior, os controles não respondem na hora dos Mini-games, e são muito tediosos em grande parte do tempo.

Eu gostei muito desse jogo, apesar dos seus erros no gameplay, tem uma ótima OST, gráficos decentes e um Level Design perfeito.

Enredo – B+ - Pode ter muitos clichês, mas é original e te deixa intrigado com a trama

Gráficos – B+ - São decentes pra época, mas poderiam ter um pouco mais de esforço

Músicas – S – Combinam com o tema e o estilo do jogo, são ótimas

Gameplay – B – O Level Design é bom, mas os controles são pouco precisos em maior parte do tempo, e o sistema de Missões e Lvl Up. Simplesmente não combina com Sonic.

Nota final – B/B+ - Bom/Mediocre

Um comentário:

  1. Tá, já que tu é um fanboy, eu não irei esculacha-lo com criticas.

    Um dia eu terei um wii, e joagarei esse jogo, porque Sonic é legalzão.

    Sim, as Ost são legaiszonas mesmo. E a review está com a mesma qualidade das outras.

    QUando sair um jogo do Tico, dê uma boa nota q

    ResponderExcluir