segunda-feira, 20 de junho de 2011

Review: Dragon Ball Kai: Ultimate Butouden (DS)



Dragon Ball Kai foi uma remasterização do anime Dragon Ball Z, resumindo os episódios e concertando alguns pontos mal feitos da série (O que decepcionou milhares de fãs que esperavam os episódios refeitos com a tecnologia de hoje, como a abertura mostra), Dragon Ball Kai: Ultimate Butoden é o jogo baseado nessa série lançado para o DS recentemente (Ou seja, eu poderia ter simplesmente colocado Dragon Ball Z ali, não faria diferença nenhuma, enfim, vamos a review).

Antes de tudo, tenho que avisar que o jogo só foi lançado no oriente, já que DBKai não fez tanto sucesso no ocidente (Já que hoje em dia, TUDO é censurado até não poder mais, o anime foi quase todo censurado) Mesmo assim, com um pouco de curiosidade você descobre onde fica cada opção, enfim, deixando isso de lado, o jogo conta toda a história de Dragon Ball Z, com os pontos mais importantes obrigatórios, e os fillers ou histórias paralelas como bônus, as cutscenes do jogo são ótimas, tem uma ótima variedade de expressões nos personagens e as cenas ficaram muito bem representadas.

O jogo tem gráficos em Cell Shading, um dos melhores que já vi para o DS, exploraram ao máximo o potencial do console nesse jogo, as texturas são muito bem feitas (Considerando sempre, que é um jogo 3D para o Nintendo DS, sendo assim, o padrão diminui) Os cenários são bem representados, desde os vales até o planeta Namek, os personagens estão perfeitos, todo o jogo é bem polido, incrível.


A OST é um dos pontos fracos do jogo, são todas usadas do jogo Dragon Ball Origins, raramente são músicas novas, não conseguem se encaixar com o clima da cena muitas vezes, e o mesmo vale para uma parte das músicas das stages, por mais que combinem com o local, ainda é uma luta, deveria ter alguma música mais animada, especialmente em um jogo baseado em um anime como Dragon Ball Z (Aonde estralar os dedos pode causar a destruição quase certa da raça humana) Algumas se salvam e são ótimas, como a do Planeta Namek ou a do estádio de Cell, mas a grande maioria é totalmente fora do clima, e as músicas de eventos ficam muito repetitivas.

Um pequeno exemplo de quão estranho é lutar com essa OST

A primeira coisa a se notar no gameplay é a incrível variedade de personagens, são em torno de 50 personagens desde Goku até Bardock, mais uma prova de que exploraram o potencial do console ao máximo com esse jogo (Algo que tal empresa não quis fazer por pura preguiça com DB: Revenge of King Piccolo... Maldito preconceito contra o Wii!). Os controles são precisos, o sistema de combos é ótimo, porém, muitos golpes são parecidos, se não os mesmos, mesmo assim, cada personagem tem algo único em si, até mesmo os menos importantes.

Algo interessante desse jogo é que você praticamente não tem defesa, você tem que se basear unicamente na esquiva, apertando B quando algum personagem está prestes a te dar um golpe forte, desviando, você tem alguns segundos pra se afastar ou até mesmo revidar o golpe, mas então já fica sujeito a ter uma esquiva do inimigo, isso impõe um pouco de estratégia e reflexos, algo muito interessante para um jogo de luta.

O jogo conta com modo de 1 Vs 1 até 3 Vs 3, e até mesmo um modo de personalizar seus personagens, com capacetes, cintos, roupas, e até power ups, algo inovador para um jogo de Dragon Ball Z.

Outra coisa também nova nesse jogo são pequenas histórias fictícias, algo como “E se isso acontecesse?”, mesmo que seja em japonês, dá pra ter uma boa idéia do que está acontecendo, gostei muito disso.

Esse jogo realmente me surpreendeu, eles exploraram todo o potencial do console, em qualquer lado possível (Exceção as OSTs) Gosto de considerar ele um dos principais jogos que vai “Finalizar a vida do DS com chave de ouro”, recomendo a qualquer dono de DS esse jogo.

Enredo – S. – As cutscenes são incríveis, e temos uma ótima variedade de expressões.

Gráficos – SS. – São um dos melhores, se não os melhores gráficos que já vi para o Nintendo DS, excepcional

OST – B. – Grande maioria copiadas de Dragon Ball Origins/DB Origins 2, não combinam com os eventos e são repetitivas, porém, as que se salvam são muito boas.

Gameplay – SS. - Controles precisos, a variedade de personagens e Stages é vasta, e ainda tem modos opcionais bem divertidos, o melhor jogo de luta do DS, perfeito!

Nota final – S. - Épico

Até a próxima review, see ya o/

2 comentários: